Para qual programa devo transferir meus pontos do cartão de crédito: SMILES (Gol) ou MULTIPLUS (Tam)?

Bom dia a todos! Hoje, gostaria de compartilhar com vocês algumas impressões que já tive em minhas pesquisas por preços e vantagens em relação a passagens aéreas. Um assunto que sempre tive dúvidas (bom, hoje não tenho mais; não por ter certeza, mas por ter uma opinião pessoal a respeito e ainda não ter visto uma contrária bem fundamentada que me convencesse) diz respeito aos Programas de Pontos do Cartão de Crédito.

Dentro deste tópico, um sub-tópico que sempre gerou controvérsias e me fez ouvir questionamentos de diversas pessoas é a pergunta do título: para qual programa de milhagem devo transferir os meus pontos do cartão de crédito? E, normalmente, a dúvida sempre paira entre os dois principais, lógico: SMILES (GOL) ou MULTIPLUS (TAM)?

Apenas uma pequena observação, não há nada contra os demais programas (AZUL, AVIANCA, TAP, etc…), mas não podemos negar que os dois principais, e que geram maiores celeumas, são os expostos acima.

Assim, ratifico a questão: SMILES ou MULTIPLUS? Para qual transfiro meus pontos? Vamos ver…

Antes de entrarmos na análise em si, devemos partir de algumas premissas.

PRIMEIRA: Odeio ter que me repetir, mas se faz necessário para não gerar mal-entendido: TRANSFIRA PARA ONDE QUISER! Como já falei em outras oportunidades, os pontos são seus, faça bom proveito deles. Não quero convencer ninguém do que eu acho melhor ou pior, apenas dou conselhos. E como minha avó sempre disse: opinião é igual a bunda, meu filho: cada um tem a sua e dá se quiser!

Logo, não quero entrar em minudências e casos específicos. Se você já possui milhas no programa X e precisa de mais um tanto para atingir seu objetivo, ÓTIMO! Transfira seus pontos! Se você prefere a Cia. Aérea Y, não suportando as demais, PERFEITO! Transfira seus pontos e seja feliz! Vamos usar de parcimônia, meu povo! Para quem viaja muito a trabalho e, normalmente, acumula milhas Smiles, por que transferir para o programa da AZUL? É loucura, isso!

Agora, se você, assim como eu, não tem preferências por Cias. Aéreas, não liga para “conforto” do avião, se seu único foco é o doce néctar da otimização do seu suado dinheirinho… BINGO! Nós podemos trocar umas idéias!

SEGUNDA:  Sempre é bom lembrar que não é com qualquer quantidade de milhas que podemos resgatar as passagens aéreas: há um número mínimo para cada trecho, por pessoa. Por exemplo, para ir para a América do Norte, é praticamente IMPOSSÍVEL achar uma passagem aérea ida-volta por menos de 50.000 pontos! Assim, não faz sentido ficar transferindo de 5.000 em 5.000 pontos para o programa de fidelidade. Espere acumular uma quantidade mínima razoável e transfira.

TERCEIRA: Se você está perdidaço, não tem a menor ideia do que quer, não há previsão alguma de utilização dos seus pontos… Deixe-os no Cartão de Crédito! “Como assim, tio?” Eu explico.

Na maioria dos casos, as milhas dos programas de fidelidade das Cias. Aéreas expiram em 3 anos. Logo, você deve fazer uso delas neste período! Também, os pontos do Cartão costumam expirar em 3 anos. Assim… se você converter seus pontos em milhas estará dando 3 anos de vida útil a eles. Porém, se você os mantém no Cartão de crédito por alguns anos (sem deixar expirar, né!), estende o prazo de validade dos mesmos. Neste contexto, o ponto pode chegar a valer por até 6 anos (somando os dois prazos)!

Um outro ponto é que é comum aparecerem promoções dando bônus para as transferências dos pontos. Por exemplo, transfira a partir de 100.000 pontos para o MULTIPLUS e ganhe 40% de bônus! Então, independentemente da nossa análise, não há o que contestar quando seu cartão ou algum programa de fidelidade apresenta uma excelente condição de conversão de pontos!

Logo, se você não tem objetivo a curto/médio prazo, NÃO CONVERTA SEUS PONTOS DO CARTÃO EM MILHAS! Deixo-os lá e aguarde uma boa oportunidade!

Munido destas informações, temos o seguinte cenário: você sabe para onde quer ir (qualquer lugar também é uma opção!) e tem pelo menos a maioria dos pontos para emitir a(s) passagem(ens)! Vamos agora a um ponto de suma importância: conhecer o sistema de busca de cada um deles!

MULTIPLUS

OBS: Sempre lembrando, você transfere seus pontos para o MULTIPLUS, mas usa o TAM FIDELIDADE. “Diferente, mas igual” (Sr. Miyagi, em Karate Kid).

A busca pelo TAM Fidelidade é facilitada pois pode ser feita pelo próprio site da TAM. Ao invés de pesquisar por preço, pesquise por Pontos. Basta marcar a opção.

TAM- Multiplus

Não há melhor sistema de buscas do que o do TAM Fidelidade! Ele é o melhor, sem dúvidas! Com ele, você consegue fazer a “busca por mês”, ou seja, o site te mostra os menores valores nos próximos meses para a passagem que você quiser. Abaixo, veja como estão os preços para passagem RIO-NYC, ida e volta.

TAM- Multiplus - NYC

Mas há um ponto negativo. Esta facilidade toda SOMENTE se aplica aos vôos operados pela própria TAM. Apesar de os pontos Multiplus também poderem ser usados para resgatar passagens das Cias. Aéreas parceiras, como membros da Oneworld, a busca não pode ser feita pelo site da TAM. Deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento e ver, DATA por DATA, UMA a UMA, o que se torna uma perda de tempo ENORME!

SMILES

O programa SMILES é vinculado à GOL, mas não é o mesmo website, possuindo toda uma estrutura própria. Nele, ocorre o que eu gosto de chamar de “busca burra”: não podemos ver qual a tarifa mais barata em um mês, por exemplo. Você tem que inserir as datas pontualmente, para achar o melhor preço.

GOL - SMILES

Ou seja, neste aspecto, o do TAM FIDELIDADE ganha disparado! Contudo, é na busca das Cias. Aéreas parceiras que o SMILES chama atenção. Quando o trecho pesquisado NÃO é operado pela GOL (p.ex., Rio-PARIS), a pesquisa indica logo o preço nas Cias Aéreas parceiras. Quando o trecho é operado pela GOL, aparece automaticamente SOMENTE os resultados da GOL. Mas basta clicar na opção “Verificar disponiblidade” ao final da página que você tem o resultado das demais Cias. Veja um exemplo de passagem RIO-NYC.

GOL - SMILES - NYC

Ademais, o SMILES tem uma vantagem muito interessante: o smiles+money! Ele vale muito à pena, quando se acha uma boa oferta! Paga-se uma parte em dinheiro e uma parte em milhas!

PREÇOS

Este é o ponto mais importante. Este é o ponto chave. Tudo dito anteriormente serve de agravante/atenuante para este sub-tópico. Afinal, qual programa tem os melhores preços? Desde já afirmo… DEPENDE!!!

Varia muito… depende da época, depende do destino, depende! Normalmente, o valor em milhas segue o valor em reais. Assim, se a passagem está cara em dinheiro, estará cara em milhas; se estiver barata em dinheiro, estará barata em milhas!

Ademais, o destino também é relevante. No caso do MULTIPLUS, nos trechos operados pela TAM, como informei, é possível achar com facilidade passagens aéreas com o preço mínimo indicado. Às vezes, até achamos preços promocionais bem em conta! Contudo, para as Cia.s Aéreas parceiras, a pesquisa “super-burra” dificulta o usuário saber se é fácil achar bons preços.

No caso do SMILES, nos trechos operados pela GOL, os preços oscilam muito, dificultando a busca pela menor tarifa. Porém, achamos facilmente promoções abaixo do valor mínimo indicado. Mas, temos que suar, pois o mecanismo de pesquisa dificulta. Já para as Cia.s Aéreas parceiras, diferentemente da TAM, podemos ver pelo próprio site do SMILES, e costuma-se achar passagens com o preço mínimo indicado.

CONCLUSÃO

Olha, com as informações expostas acima… continua difícil tomar uma boa decisão!!! Brincadeira. Facilitarei para vocês!

Quando se tratar de trechos internos curtos, ou seja, destinos nacionais e próximos a sua cidade de origem, prefira o SMILES, por causa do sistema Smiles+Money! Você viaja barato e não torra suas milhas para isso.

Quando se tratar de trechos internos longos, ou seja, destinos nacionais distantes da cidade de origem, não há muita diferença. Achamos passagens baratas nos dois, muitas vezes com valores bem parecidos. Se TIVER que indicar um, indicaria o da GOL, pois a passagem ida-volta mais barata pela GOL pode sair por 8.000 milhas (promoção bizarra do destino a 2.000, pagando 6.000 na ida). Já a passagem da TAM mais barata que eu encontrei foi 10.000 milhas (5.000 ida e 5.000 volta);

Para destinos internacionais, faço a seguinte recomendação:

  • se o destino for EUROPA, pense no SMILES, pois o fato de poder pesquisar as Cias. Aéreas parceiras pelo próprio site é um ENORME facilitador. O preço mais barato em ambos é igual (35.000 o trecho), PORÉM, já achei passagem no SMILES para ROMA, pela ALITALIA, por 25.000 milhas o trecho (raro, mas já achei)!
  • se o destino for AMÉRICA DO SUL, pense no MULTIPLUS, pois os preços são parecidos com os SMILES, mas o voo da TAM é mais confortável que da GOL;
  • se o destino for PUNTA CANA, pense SMILES, pois a GOL tem ponto de apoio na República Dominicana, barateando o custo dos voos, o que gera preços mais em conta para você;
  • se o destino for EUA, pense no MULTIPLUS, pois a TAM opera NYC, MIAMI e ORLANDO por 25.000 o trecho, achando com facilidade. Já a GOL até apresenta preços semelhantes, mas nas aeronaves da GOL! Alguém aqui já fez um voo longo operado pela GOL? Cara, é difícil! Sem TV, sem fone, sem nada!!! Há que valer MUITO a pena, o que não é o caso!

É isso aí, meu povo! Curtam nossa fanpage no Facebookson® e vejam nossas outras postagens!

2 comentários sobre “Para qual programa devo transferir meus pontos do cartão de crédito: SMILES (Gol) ou MULTIPLUS (Tam)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s