Orlando/FL sem carro: é possível? Vale a pena? Confira!

Imagem retirada do site Travel Time Transportation.

Bom dia, meu povo! Esta vai mais ou menos como continuação da postagem de ontem. Lá, falamos explicitamente que a escolha para visitar Orlando/FL, tendo em vista o tipo de viagem e as atrações turísticas encontradas, envolve o aluguel de carro para se locomover.

Porém, ficamos cabreiros a respeito de um ponto: e quem não dirige? E a família (seja mãe sozinha com seus filhos, seja um casal com filhos) que não possui este interesse?

Por incrível que pareça, há MUITA gente que sente medo/receio/temor (chame como quiser) de dirigir em outro país! Sim, há pessoas (várias, não uma minoria tão ínfima assim) que prefeririam não ter que dirigir em Orlando. Independentemente do motivo, insegurança ou imperícia, a questão é que há esta pergunta a ser respondida: é possível visitar o Lugar Mais Feliz da Terra sem carro? Posso ir à casa do ratinho (novamente, não se trata daquele apresentador de TV, mas do Mickey Mouse!) sem ter que dirigir?

Mais importante ainda: vale a pena, do ponto de vista financeiro?

Vamos ver…

PREMISSAS

Como sempre fazemos, precisamos partir de algumas premissas antes de chegar ao cerne da questão.

  1. Direção Turística: Primeiramente, gostaríamos de deixar claro o seguinte ponto: dirigir em Orlando/FL é uma das atrações turísticas! Sim, é muito legal! A começar pelo fato de que o carro que alugamos lá é um BAITA de um carro! Até os modelos “econômicos” são legais! Não há Celta, Clio, Gol, Palio disponíveis! Na maioria dos casos, é um carro mais maneiro que o que você tem em casa! Outro ponto, as estradas, o asfalto, a sinalização, tudo que envolve a experiência de dirigir lá é legal! As ruas não tem buraco! As pessoas usam seta e de fato a respeitam! Ninguém corta você! Resumindo: não estamos falando de dinheiro, apenas de prazer! Se você QUER experimentar esta atração, alugue um carro e seja feliz! Não deixe de fazê-lo por questões diversas!
  2. Disponibilidade: Sem ilusões! Quando você vai sem carro, para QUALQUER lugar (seja um restaurante ou uma viagem), você está sujeito à prestação de serviço alheia! Consequentemente, você perde um pouco de tempo em TODOS os trajetos que fizer! Isto é fato, não há como negar! Mesmo que você vá pegar shuttles com horário marcado, você tem que chegar um pouquinho antes de ele sair (os americanos são MUITO pontuais, não deem bobeira!), para não correr o risco de perder! O carro facilita sua vida, óbvio: você quer sair do ponto A para o ponto B? Só depende de você!
  3. Baixa Temporada: Se já recomendamos isso em outras situações, imagina agora!? Não há o que discutir: quer ficar sem carro, a merce de outros meios de transporte? Vá em época de Baixa! Preferencialmente Setembro e Outubro (mais vazios e menos frio!), mas pode rolar Janeiro tranquilamente (após a primeira semana), para quem só pode ir nas férias escolares.
  4. Economia: Não iremos julgar aqui a opção de ninguém! Apenas queremos mostrar se é possível e se vale a pena. Portanto, como em QUASE TODAS as nossas postagens, priorizamos o melhor preço da empreitada.

ANÁLISE

Iniciamos a análise propriamente dita com a seguinte afirmativa: Sí, se puede!

Sim, é perfeitamente possível viajar para Orlando e não alugar carro. Na pior das hipóteses, se você não se preocupa com economia e tem muita preguiça para fazer as menores pesquisas sobre transporte em orlando, você ainda pode andar de táxi o tempo todo! Portanto, não desanime, garantimos! Há DIVERSOS sites que tratam desta questão nesta coisa maravilhosa chamada de Internet: Para a Disney e além, …do jeito que Brasileiro gosta, Por Viagens Melhores, Orlando 4 You, etc…

Há inúmeras opções, desde hotéis mais caros que oferecem todos os tipos de transporte (gratuitos), seja do aeroporto ou dos parques, até hotéis que cobram um extra pelo serviço. Desde táxi até serviços de ônibus. Assim, opção você tem! O que queremos saber é se a economia (se houver!) compensa, entendeu?

É ÓBVIO que quem não puder dirigir não precisa nem analisar a situação pelo lado financeiro. Já adiantamos a vocês: mesmo que se faça TODOS os trajetos que não sejam disponibilizados pelo hotel de táxi, o preço não sai MUITO mais caro, não (DEPENDENDO de onde você ficar hospedado, claro!). Assim, relaxe e viaje!

Para quem quer saber se está valendo a pena, se podemos economizar sem ter que se FERRAR muito, vamos analisar!

VIAGEM: para que possamos ter uma visão mais real da problemática, vamos marcar um período de viagem bacana e utilizá-lo como ponto de partida em ambos os casos, na viagem com carro e na sem carro. Ademais, para facilitar a nossa busca, vamos simular uma família composta de 2 adultos e 1 criança pequena (uns 4, 5 anos). Assim, conforme o preço da passagem aérea hoje, optamos por usar o seguinte período como referência: 03/09 a 18/09 (14 diárias de hotel, pois o voo chega no dia 04/09 pela manhã!). Como alguns gastos são fixos, não variando conforme a escolha do transporte, como alimentação, ingressos parques, passagem aérea, etc…, estes serão excluídos da nossa conta!

COM CARRO

  • CARRO: para o período indicado, o aluguel de um bom carro (SUV, pois a diferença de preço para os outros modelos menores é irrisória) na ÁLAMO (já usamos, bom serviço, bons carros!) sai $ 465 ou R$ 1.500,00 (cambio do Decolar: 3,226)! Para TODO o período! Orlando carro aluguel
  • CUSTOS EXTRAS CARRO: você ainda terá que pagar, certamente, pelo menos mais uns 10 dólares de pedágio (ida e volta do aeroporto), mas, caso você erre alguns caminhos, de vez em quando, irá pagar mais do que isso. Ainda, você irá gastar mais uns 90 dólares de combustível (estamos fazendo um número aproximado, pode dar mais ou menos). Também tem o lance da cadeirinha do auto. Como o aluguel de uma é bem caro, você pode optar por levar uma daqui (pode e não conta como volume de bagagem – Já fizemos e deu muito certo!) ou comprar uma lá em qualquer Walmart da vida (pode-se achar uma por 25 a 30 dólares). Por fim, CADA parque que você visitar cobra uns 18 dólares de estacionamento. Portanto, se você for pelo menos uma vez a cada um dos principais parques (1 Magic Kingdom, 1 Epcot, 1 Hollywood, 1 Animal, 1 Universal, 1 Island of Adventures, 1 Sea World e 2 Extra, pelo menos – Legoland, Busch, repetecos, etc…) seu gasto extra com o carro total será de mais uns $280 a $300!
  • TOTAL CARRO: Assim, seu gasto com carro poderá ser de uns $ 750 a $ 760 no final, para dois adultos e uma criança! Acompanhem!
  • HOTEL: Vamos pesquisar pelo Hoteis.com pois ele tem um câmbio bom, permitindo você já pagar em real daqui, no cartão, até podendo parcelar! Como você ficará com o carro por todo o período da viagem, a escolha do hotel pode ser mais pela acomodação e localização, e menos pelos serviços extras oferecidos, como shuttle, ok? Caso opte por um que ofereça o shuttle, use-o para ir aos parques possíveis e economize no estacionamento! Por exemplo, vejam o Holiday Inn Orlando SW – Celebration Area: simples, mas bem avaliado; localizado bem próximo ao Complexo Disney, oferece shuttle para os principais parques. O período sai por aproximadatemnte $ 920! Há opções melhores? Sim, há! Porém, são mais caras, e o nosso comparativo é referente a preço!
  • TOTAL GERAL: Hotel ($980) + Carro total ($750) = $ 1670!

SEM CARRO

  • TRANSLADO (aeroporto-hotel-aeroporto): Translado Aeroporto-Hotel e Hotel-Aeroporto sem por $ 70 cada, pela empresa Super Shuttle! Sai mais barato pagar por pessoa na van ($20/pessoa)? Sim, mas aí é parador, passando por vários hotéis até deixar no seu. Pague $ 10 a mais e se dê bem!
  • HOTEL: Hotel com shuttle é IMPRESCINDÍVEL! E, como não há o aluguel de carro, faz-se importantíssima a reserva em hotel na International Drive, para fins de locomoção. Assim, a opção mais barata seria o Country Inn & Suites By Carlson Orlando Universal: simples, muito simples. Mas não é horrível e oferece transporte gratuito para os principais parques! Ele sai por $ 1050 para o período! Novamente, há opções melhores? Sim, há! Porém, são mais caras, e o nosso comparativo é referente a preço!
  • LOCOMOÇÂO EXTRA PARQUES I-Ride Trolley! 
    dicas-orlando-sem-carro-i-ride-trolley
    Imagem retirada do “…do jeito que brasileiro gosta”.

    Então, “este é um transporte interessante para você se locomover pela cidade para alguns pontos diferentes de parques temáticos, uma espécie de ônibus/trenzinho, faz trajetos na região da International Drive, a preço super acessível. O I-Ride Trolley funciona como um ônibus que passa apenas pelas regiões turísticas da cidade. São duas linhas (vermelha e verde) que circulam pela região da International Drive de 8:00 h até 22:30 h. A cada 20 minutos (linha vermelha) ou 30 minutos (linha azul) passa um novo Trolley nos pontos de ônibus. A vantagem é que, por ser turístico, ele normalmente está vazio e, passa por lugares importantes como os Premium Outlets e os parques SeaWorld, Wet and Wild, custando apenas US$ 2,00 a passagem”. $2 para adulto, $1 para criança. Assim, digamos que você vá pegá-lo, pelo menos, umas 10 vezes nesta viagem (5 ida e 5 volta). Pelo menos, né? Assim, gastaria $50 com este transporte.

  • EVENTUAIS TÁXIS:  Alguns até podem discordar, mas penso o seguinte: as pessoas saem para jantar, né? Assim, você deve separar, no mínimo, uns 100 dólares para gastar em táxis e eventualidades.
  • TOTAL GERAL: Somando, temos um total de $ 1.350! Bem mais barato, né?

SUGESTÃO (COM E SEM CARRO)

Temos uma modesta sugestão, que conciliaria as duas coisas: uma parte sem carro, outra com! Hospede-se em hotel da Disney Resort, que te dá direito a translado para/de o aeroporto GRATUITO! Vamos ver!

  • AEROPORTO: Chegando no aeroporto dia 04/09, pegue o Translado GRATUITO que os Resorts da Disney dão direito e vá para o seu Hotel.
  • HOTEL: Se hospede de 04/09 a 10/09 no Disney’s All-Star Movies Resort e aproveite TODOS os benefícios que os Resorts da Disney dão! Para o período, a hospedagem sai por $ 685!
  • CARRO: Retire o carro na loja da Álamo DENTRO da estrutura do WALT DISNEY RESORT (na Epcot Resorts Blvd), alugando pelo período de 10/09 a 18/09 por $ 300!
  • EXTRAS CARRO: você ainda terá que pagar pelo menos mais uns 5 dólares de pedágio (volta do aeroporto), mais uns 40 dólares de combustível, mais  a cadeirinha do auto (25 a 30 dólares no Walmart) e os estacionamentos para os parques restantes (1 Universal, 1 Island of Adventures, 1 Sea World e 1 Extra, pelo menos – Legoland, Busch, repetecos, etc…) seu gasto extra com o carro total será de mais uns 70 dólares!
  • TOTAL CARRO: Devolvendo o carro no Aeroporto, quando você estiver indo embora, seu gasto com o carro será de $440 a $450!
  • HOTEL 2: Se hospede no Ramada Plaza Resort and Suites Orlando International Drive, bom hotel, recomendado e bem localizado (além de ser “barato”, claro!). O período de 10/09 a 18/09 sai por $ 540!
  • TOTAL GERAL: Somando, temos um total de $ 1.675! Igual o preço da primeira opção!

CONCLUSÃO

É possível viajar para Orlando sem carro? É, SIM! Sai mais barato do que alugar o carro? SAI, SIM!

Vale a pena? Então… não sei! Se for isolar o fator financeiro EXCLUSIVAMENTE, sim, vale! Porém, se lembram do nosso papo de quase todos os posts em relação à busca pelo Melhor Preço? Nem sempre o menor preço é o melhor preço, não é?

É uma BOA economia (uns 300 dólares!), mas é uma economia a base de perrengue! Ficar dependente dos shuttles o tempo todo, fazer compras nos Outlets de ônibus (ir de táxi mudaria um pouco a nossa conta!), não ter seu próprio horário para fazer as coisas… não sei, não! Fica parecendo uma excursão! Gosto da liberdade de opção, de você escolher que horas sai, que horas volta. Você decidir mudar o destino no meio do caminho!

Ademais, como falamos, dirigir em Orlando é BEM maneiro! Carros melhores que o meu e vias melhores que as nossas!

Resumindo: Quer economizar a todo custo? NÃO alugue carro! Pode gastar um pouco mais? Alugue e seja feliz! Sendo bem sincero, a terceira alternativa nos parece melhor, pois te propicia aproveitar um pouco de cada: você passa uns dias nos Resorts da Disney, fica sem carro este período todo, depois aluga o carro e termina a viagem com conforto e liberdade! Não há do que reclamar, e sai pelo mesmo preço que sairia a primeira opção (carro a viagem TODA)!

Um abraço e até a próxima!

3 comentários sobre “Orlando/FL sem carro: é possível? Vale a pena? Confira!

  1. Legal a postagem. Eu prefiro a sensação impar de dirigir pelas ruas de Orlando com os carros maravilhosos. Ela é inigualável. Temos a oportunidade de andar em veículos que jamais andaríamos no Brasil, pelo menos a maioria. Além de tudo, acho que a disponibilidade do carro te facilita sobremaneira nos deslocamentos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Também acho q de carro ainda eh melhor, principalmente pelo prazer e liberdade.Talvez a terceira opção seja a mais interessante quando se pensa em custo-beneficio, mas ainda prefiro com carro o tempo todo.

    Curtir

Deixe um comentário